Controle de acesso

 

O que é Controle de Acesso?

 

 

Controle de acesso é um conceito que define-se por restringir, autorizar e auditar o acesso de pessoas e materiais a um certo recurso, propriedade ou local. Essa é uma questão de grande importância quando se trata de segurança.

 

Por “acesso” entenda-se o ato de entrar ou sair de uma dada localidade, utilizar certo equipamento ou bem, ou mesmo, consumir determinado serviço. O equipamento de controle de acesso atribui uma permissão apenas a indivíduos específicos, exigindo sua autenticação para que a autorização seja emitida e o acesso, então, liberado.

 

Como dito anteriormente, as três palavras-chave para um bom sistema de controle de acesso são:

  • restrição;

  • autorização;

  • auditoria.

Nesse contexto, restrição refere-se a permitir que apenas determinadas pessoas obtenham acesso a algo. A autorização significa autenticar o indivíduo, identificando-o e reconhecendo sua permissão no sistema antes da liberação. Já a auditoria é o registro e a catalogação dos acessos concedidos, de modo que as identidades, as datas e os horários, além das atividades e dos locais ingressados, possam ser averiguados futuramente.

 

Para que um bom processo de segurança seja idealizado, a primeira área que deve ser abordada é o controle do acesso às dependências. Sem a informação precisa de quem entrou ou saiu, o restante desse processo fica comprometido.

 

Tradicionalmente, o controle de acesso é feito de forma física, por profissionais que realizam as identificações e, até mesmo, fazem a auditoria de acesso (seguranças, recepcionistas, porteiros ou vigilância por câmeras, por exemplo). Entretanto, as novas tecnologias possibilitam automatizar esse processo, tornando-o mais seguro e reduzindo custos.

 

Inovações como o leitor biométrico, a fechadura eletrônica, o cartão magnético ou com código de barras, a catraca eletrônica e os sistemas de autenticação por senha podem ser utilizados para controlar os acessos e garantir ambientes mais seguros.