Trajeto de avião movido à energia solar é definido


O Solar Impulse 2 é um avião desenvolvido pelos suíços Bertrand Piccard e André Borschberg capaz de voar de modo completamente autônomo e somente com o auxílio da luz solar.

O projeto já saiu do papel e diversos voos bem-sucedidos foram realizados com o modelo, sendo que o maior desafio está prestes a acontecer: o voo ao redor do mundo sem uso de qualquer tipo de combustível.

O Solar Impulse 2 recebeu o patrocínio de diversas empresas grandes, como Google, e pode representar um avanço extremamente significativo para a aviação – especialmente para as tecnologias verdes e sustentáveis. O avião irá decolar de Abu Dhabi (Emirados Árabes) em março, voando a até 8,500 metros de altitude, e deve passar por cidades como Nanjing e Nova York. Veja um vídeo abaixo com maiores detalhes do trajeto e da própria aeronave:

Com envergadura de 72 metros, o Solar Impulse 2 é mais comprido do que um Boeing 747 (68,5 metros), apesar de ser extremamente mais leve (2,2 mil quilogramas, enquanto o Boeing 747 possui 396 mil quilogramas). O avião possui mais de 17 mil células solaras para catar energia – todas são mais finas do que um fio de cabelo humano, e por isso não pesam e prejudicam o voo do veículo.

Os únicos impedimentos para que o Solar Impulse 2 voe sem interrupções são os pilotos, pois devem reabastecer os suprimentos e jogar resíduos frequentemente. O trajeto será particularmente difícil para Bertrand Piccard e André Borschberg, já que longos dias deverão ser percorridos sem que possam descansar ou parar em algum lugar (o Solar Impulse 2 não possui piloto automático). Nesse sentido, é um desafio mais humano do que técnico.

O voo ao redor do mundo começará em março e terminará, de acordo com as expectativas, em agosto, já que o avião não consegue atingir altas velocidades, ficando entre 50 e 100 km/h. Seja como for, o projeto em si já chamou atenção por não utilizar qualquer tipo de combustível (somente energia solar), e pode se tornar uma possível alternativa em um futuro mais sustentável – porém, é claro, deverá antes ser aprimorado.